SPC participa da Semana Mundial sem Tabaco 2022
A Sociedade Paranaense de Cardiologia (SPC) está presente nas ações desenvolvidas pela Prefeitura Municipal de Cardiologia referentes à Semana Mundial sem Tabaco 2022, que tem como tema este ano “Ajude a proteger a saúde e o Meio Ambiente. Não permita que a nicotina faça parte da sua vida!”.
Nesta quinta-feira (26), como parte da programação, a SPC participará no centro da capital paranaense de uma série de atividades em alusão ao Dia Mundial sem Tabaco, que é lembrado em todo o mundo no dia 31 deste mês.
Coordenada pelo Dr. Gustavo Lenci Marques (Diretor Representante do FUNCOR), a equipe da SPC fará orientações sobre promoção da saúde, aferição de pressão arterial e orientações sobre massagens cardíacas.
“O censo mundial referente ao consumo do tabaco registrou uma queda no tabagismo em todo o mundo. No entanto, o índice entre adolescentes subiu, o que acende um alerta e leva a focarmos em políticas de conscientização para esta faixa específica da população”, diz Marques, frisando a proposta da temática do 48° Congresso Paranaense de Cardiologia & International Cardiology Meeting, que acontecerá de 4 a 6 de agosto, no ExpoUnimed, em Curitiba.
“Nosso tema desta edição será ‘Cardiologia Sustentável – A busca do equilíbrio em Prevenção, Diagnóstico e Tratamento das Doenças Cardiovasculares’. Neste contexto, abordaremos o combate ao tabagismo, uma vez que a sustentabilidade da saúde individual é importante para a saúde coletiva e, no seu desenvolvimento, promove melhor conscientização ambiental”, reforça o Dr. Abrão José Melhem Junior (Diretor de Comunicação da SPC). Mais informações aqui.
“Estamos iniciando esta semana, que vai culminar com o dia 31 de maio, Dia Mundial sem Tabaco. É de extrema importância discutir e implantar ações nesse sentido, já que o tabagismo é a maior causa de morte evitáveis no mundo, atingindo sete milhões de pessoas, vítimas de doenças advindas do tabaco. Nosso Estado tem uma política muito consistente que ao longo dos anos traz resultados positivos”, ressalta o secretário de Estado da Saúde, César Neves.
DADOS – Atualmente, 72% dos municípios paranaenses contam com, ao menos, com uma equipe capacitada para o tratamento do tabagismo, seja na Atenção Primária em Saúde ou na Atenção Especializada. O Programa de Cessação do Tabagismo é ofertado em 288 municípios do Estado. Nos anos de 2019, 2020 e 2021, foram atendidos 10.065, 3.641 e 6.475 usuários, respectivamente pelas equipes do programa, havendo uma redução de 64% dos atendimentos em 2020, comparado ao ano de 2021.
A Sesa, por meio de Educação Permanente, promove a capacitação dos profissionais de saúde para manutenção e ampliação das equipes municipais de atendimento ao tabagista. Em 2021 foram capacitadas 675 pessoas das equipes multiprofissionais para cessação do tabagismo e 209 profissionais das áreas da saúde e educação, referente à prevenção da iniciação ao uso do tabaco.