DICAS NUTRICIONAIS PARA PESSOAS COM HIPERTENSÃO ARTERIAL OU PRESSÃO ARTERIAL ALTA
Nutricionista Gisane Biacchi Gomes, (CRN 162 8ª REGIÃO)
Área de interesse: Hipertensão
INFORMATIVO PARA O PÚBLICO LEIGO
Nutricionista Gisane Biacchi Gomes (CRN 162 8 REGIÃO)
Diretora do Departamento Multiprofissional da SPC (DEMP/SPC)
Mestre em Ciências da Saúde com Ênfase em Coronariopata Dislipidêmico
Dicas Nutricionais para pessoas com Hipertensão Arterial ou Pressão Arterial Alta
Um dos principais cuidados com a Hipertensão Arterial ou Pressão Arterial Alta, é controlar a quantidade de sal usado durante o dia todo. Algumas pessoas são mais sensíveis ao sal e isso aumenta o risco de agravar a Hipertensão Arterial, causar risco de Derrame Cerebral, levar a problemas nos rins e a problemas cardíacos e também a outros problemas na saúde.
O SAL é rico em SÓDIO e não é a única fonte que ingerimos, pois ele é encontrado em quase todos os alimentos empacotados, embalados e industrializados, pois o sal é usado para dar sabor e manter o alimento mais tempo sem estragar nas embalagens. Mas isso não é bom pois é necessário que a Indústria coloque muito sal nos produtos que produz.
Um dos alimentos mais populares e frequentes na mesa do brasileiro, é o Pão Francês que contém 1 grama de sal em cada unidade. Os alimentos embutidos também contém muito sal e são o presunto, mortadela, salame e possuem 1 grama de sal em cada fatia e a salsicha que contém 1,5 gramas de sal em cada unidade. Então, se uma pessoa com Hipertensão Arterial comer 2 pães francês com 2 salsichas, vai totalizar 5 gramas de sal, o que significa que é o sal que poderia ser usado no dia todo. Os demais alimentos das outras refeições deveriam ficar sem nenhum sal, pois a quantidade diária já foi ingerida comendo 2 pães francês e 2 salsichas (além do que, a salsicha não é considerada um alimento saudável).
Mas é possível comer bem, distribuindo 5 gramas de sal permitidas durante o dia todo, seguindo as dicas da listagem abaixo:
- NÃO manter o saleiro na mesa durante as refeições.
- NÃO acrescentar sal à comida já preparada.
- EVITAR alimentos enlatados, empacotados, embalados e em conservas.
- NÃO consumir alimentos prontos congelados.
- EVITAR biscoitos e bolachas salgadas. Não comer batata frita e outros empacotados salgados.
- NÃO tomar bebidas alcoólicas e refrigerantes mesmo os dietéticos pois contém adoçantes com sal.
- NÃO usar para temperar, os tabletes/cubos de carne ou de frango, temperos em pó e em pasta.
Para reduzir o consumo de sal no dia, siga as dicas abaixo:
- Quando preparar as refeições coloque cada vez menos sal na comida. Após algumas semanas o paladar vai mudar e acostumar a comer com menos sal.
- Quando for usar adoçantes preferir os que contenham estévia, sucralose, frutose, pois em geral não contém sal na fórmula.
- Quando comer enlatados (ervilhas, aspargos, palmito, milho, etc), não utilize a água da conserva e deixe de molho o alimento em água filtrada, por 1 hora os antes de usar na receita.
- Os melhores temperos para os alimentos são orégano, pimenta, louro, coentro, manjericão, noz moscada, curry. Também pode usar sucos de frutas ácidas e temperos naturais frescos como salsa, cebolinha, alho, cebola, limão, manjericão, azeite de oliva extra virgem.
- COMER saladas à vontade, alimentos frescos, frutas, verduras, legumes.
- BEBER leite e iogurte.
- TOMAR água e limonada quando sentir sede, evitando bebidas com gás.