O QUE É COLESTEROL
Dra. Célia Regina Winheski
Área de interesse: COLESTEROL ELEVADO
O colesterol desempenha funções essenciais em nosso organismo, como a produção de alguns hormônios, tais como vitamina D, testosterona, estrógeno, cortisol e ácidos biliares que ajudam na digestão das gorduras. É um componente estrutural das membranas celulares em nosso corpo e está presente no coração, cérebro, fígado, intestinos, músculos, nervos e pele. No entanto, o excesso de colesterol é prejudicial e aumenta o risco de desenvolver doenças cardiovasculares isso porque pode formar placas de gorduras na parede das artérias dificultando o fluxo sanguíneo ou até mesmo obstruindo essa passagem.
Importante salientar que essa obstrução só passa a apresentar sintomas ou aparecer em exames cardíacos não invasivos quando num estágio mais avançado da doença obstrutiva, antes disso, podemos ter doença sem nenhum sintoma, sinal ou o que é pior não aparece nos exames mais simples e inofensivos
Hoje o nível de colesterol considerado normal não é mais igual para todos . O nível do LDL ( colesterol ruim) considerado ideal varia conforme a existência ou não de outros fatores de risco, por exemplo; a pessoa que já sofreu um infarto deve apresentar um LDL de 50mg/dl enquanto que uma pessoa sem nenhum outro fator de risco o considerado ideal do LDL é de 100mg/dl Ou seja para cada individuo temos uma meta diferente. Importante salientar que estes valores não são aleatórios, são números encontrados em estudos com milhares de pacientes onde se observou em que níveis de LDL se obtinha uma menor incidência de complicações como infarto por exemplo.
O HDL é o colesterol bom, tido como protetor, quanto maior melhor, o desejável é que seja maior que 60mg/dl
Uma das causas mais comuns é a dieta inadequada, já que 30% do colesterol do nosso organismo é proveniente na nossa alimentação. As gorduras, sobretudo as saturadas, presentes em alimentos de origem animal, contribuem para a elevação do colesterol sanguíneo.
Porém doenças familiares, genéticas podem gerar colesterol elevado em pessoas de peso ideal com dietas pobres em gorduras.