SPC lamenta o falecimento de Domingo Braile
Assessoria de imprensa
A Sociedade Paranaense de Cardiologia (SPC) lamenta a morte do cirurgião cardíaco Domingo Marcolino Braile, aos 81 anos, ocorrida neste domingo.
Dr. Braile foi um dos responsáveis pelo desenvolvimento da cirurgia cardiovascular no Brasil. Pioneiro no desenvolvimento do complexo industrial nacional de órtese e próteses cardíacas. O esforço de Braile permitiu que equipamentos de circulação extracorpórea, oxigenadores e válvulas cardíacas tivessem custo-efetividade compatível com as condições orçamentárias do SUS. Com isso, milhares de vidas de brasileiros carentes foram salvas.
Projetou a Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV) internacionalmente, sendo altamente reconhecida sua atuação como editor do Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery (Revista da SBCCV). Sua atuação na Sociedade Brasileira de Cardiologia foi igualmente destacada, onde pontificou como palestrante em diversas edições do Congresso Brasileiro de Cardiologia. Em 2018, no 73º Congresso Brasileiro de Cardiologia em Brasília, o Prof. Domingo Braile recebeu uma Homenagem Especial, em reconhecimento a sua relevante contribuição à cardiologia brasileira.
Nossas condolências à família e amigos.