Aberto oficialmente o 48º Congresso Paranaense de Cardiologia
“A promoção de uma vida saudável e o bem-estar da população estão entre os maiores desafios da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) para o desenvolvimento sustentável. E alinhada a esses propósitos, a Sociedade Paranaense de Cardiologia (SPC) organiza o 48º Congresso Paranaense de Cardiologia/International Cardiology Meeting, com o tema “Cardiologia Sustentável – a busca do equilíbrio em prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças cardiovasculares”.
Com esse depoimento, o presidente da SPC, Dr. Olímpio Ribeiro França Neto, abriu os trabalhos do Congresso, na manhã desta quinta-feira (4/08), no ExpoUnimed, em Curitiba. O evento prossegue até sábado (6/08).
Ao dar as boas-vindas aos congressistas, palestrantes, patrocinadores e autoridades, o presidente da SPC lembrou que entre as metas da ONU está reduzir o risco relativo de morte prematura secundária, e as doenças cardiovasculares figuram no topo das prioridades. “Este evento reforça a relevância da nossa entidade em ações de prevenção da mortalidade cardiovascular”, argumentou.
“O trabalho da nossa Sociedade também é apoiar as políticas públicas que pregam alimentação saudável e as medidas focadas na redução do tabagismo e incentivando a prática regular de atividade física”, completou, assegurando que os esforços da SPC vão ao encontro de ações de combate à obesidade, a correta detecção e o manejo das doenças cardiovasculares, bem como a acurácia da avaliação clínica e o desperdício de recursos.
O presidente da SPC ressaltou ainda que o desafio de reduzir o risco relativo de morte prematura secundária devido a doenças cardiovasculares, permitirá evitar 50% dos 20 milhões de óbitos esperados até 2030, que ocorrerão em pessoas entre 0 e 49 anos. “Isso significa evitar a morte de 10 milhões de pessoas. Eu entendo que esse é o nosso principal papel enquanto cardiologistas, profissionais e seres humanos”, pontuou, encerrando sua fala com uma provocação aos presentes: “Esse será também o foco do debate de hoje e dos próximos dois dias. Como podemos usar nossas especialidades para contribuir com nossos pares e buscar um mundo melhor e mais sustentável?”, concluiu.
Fotos: Valterci Santos
Organização: Mark Messe
Conteúdo: Básica Comunicações