20/02 – Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo
A dependência química é considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) uma doença que deve ser tratada como um problema de saúde pública. Criado pelo Ministério da Saúde, em parceria com diversas instituições do setor, o Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo (20/02) visa orientar sobre os perigos que o abuso dessas substâncias pode ocasionar.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil tem cerca de 4 milhões de pessoas alcoólatras. Além de contribuir para maiores índices de violência familiar, cirrose e acidentes de trânsito de maneira geral, a doença tem efeitos tóxicos no coração, levando, por exemplo, à dilatação cardíaca, degeneração dos vasos e diversas alterações vasculares. Enquanto diversas drogas ilícitas elevam as chances de infartos, paradas cardíacas e destruição das células cardíacas.
Nesse contexto, o auxílio de um cardiologista é fundamental para acompanhar o estado de saúde do paciente, contribuindo para um tratamento mais adequado e efetivo. A Sociedade Paranaense de Cardiologia (SPC) reforça: em caso de necessidade, não hesite e busque sempre um médico da sua confiança.