• 12 C
    Curitiba
Campanha contra o tabagismo da UniCesumar tem apoio da Sociedade Paranaense de Cardiologia

SPC

A ação tem o objetivo de conscientizar os estudantes universitários, que são considerados um público com grande suscetibilidade ao uso do tabaco

De acordo com o Levantamento sobre Drogas entre universitários de instituições de ensino superior públicas e privadas, realizado pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) em parceria com a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (Fmusp), a prevalência de uso de tabaco é de 21,6% entre os acadêmicos, que costumam começar a fumar aos 16 anos. Para ajudar a conscientizar esse público, o curso de Enfermagem da UniCesumar, com o apoio da Sociedade Paranaense de Cardiologia, realizará uma ação de Sensibilização aos malefícios do tabagismo dentro do campus de Curitiba, das 8h às 12h30 e das 18h às 22h30, no dia 31 de maio, data em que é lembrado o Dia Mundial sem Tabaco.

“Diversos estudos realizados em nosso país demonstram que houve um aumento do consumo de cigarros entre a população de adolescentes e adultos jovens, especialmente os estudantes universitários, os quais são considerados público com grande suscetibilidade de envolvimento com o tabaco. Um estudo realizado em uma universidade de São Paulo observou que apesar das medidas antitabágicas realizadas por meio das políticas públicas de saúde, o tabagismo entre universitários não reduziu, demonstrando que essas não estão sendo eficazes ou ainda não estão alcançando essa população”, revela a enfermeira e professora da UniCesumar, Dra. Vivian Rezende, que também é diretora científica do Departamento de Estudos Multiprofissionais da Sociedade Paranaense de Cardiologia.

A ação, organizada pelos acadêmicos de enfermagem Wellington Rodrigues da Cruz e Endrix Rafael Steenbock com orientação da Dra. Vivian Rezende, terá orientações sobre os malefícios do tabagismo, tratamentos disponíveis e encaminhamentos aos serviços de referencia do Sistema Único de Saúde.  “Será uma ação de sensibilização de universitários para universitários, tendo como norteador as características específicas desse público com o intuito de atingir esta população de forma mais efetiva e eficaz”, comenta a Dra. Vivian Rezende.

O tabagismo é a principal causa de morte evitável em todo o mundo, segundo a OMS. Estima-se que cerca de cinco milhões de pessoas em todo o mundo morram pelo uso do tabaco todos os anos. A Dra. Vivian Rezende conta que o hábito de fumar causa até 90% de todos os cânceres de pulmão. “Mas, os produtos de tabaco que não produzem fumaça também são responsáveis pelo desenvolvimento de câncer de cabeça, pescoço, esôfago e pâncreas, assim como muitas patologias buco-dentais. Entretanto o tabagismo não causa somente o câncer e doenças pulmonares, mas também as doenças cardiovasculares, que são a principal causa de morte no país e responsáveis por uma elevada frequência de internações, licenças médicas e aposentadorias precoces”, revela

 

Serviço: Ação de sensibilização sobre os malefícios do tabagismo do Dia Mundial sem Tabaco
Data: 31 de maio de 2019
Horário: 8h às 12h30 e 18h às 22h30
Local: Campus da UniCesumar - Rua Itajubá, 673 – Portão

Assine nosso Newsletter

E receba mensalmente novidades e atualizações sobre a SPC.