• 12 C
    Curitiba
OBESIDADE ATUALMENTE É CONSIDERADA UMA VERDADADEIRA EPIDEMIA

Dra Célia Regina Winheski Cardiologista

Área de interesse: OBESIDADE

Obesidade atualmente é considerada uma verdadadeira epidemia.

Um simples calculo de peso dividido pela altura ao quadrado estabelece o IMC (índice de massa corporal)

IMC  considerado normal é menor que 25

IMC entre 25- 29,9   é considerado sobrepeso

IMC maior ou igual a 30 define obesidade

Obesidade está claramente relacionada a diabete tipo II, hipertensão,colesterol e triglicerideos elevados,câncer, osteoartrite,doenças  do coração,apnéia obstruitiva do sono e asma.

As taxas de câncer em obesidade grau III (IMC maior que 40) são 52%maiores em homens e 62% maiores em mulheres de peso normal.

Muitas pessoas chegam ao consultório reclamando que comem pouco ou comem alimentos saudáveis e não emagrecem. Quando pensarmos em peso temos que considerar o VALOR CALÓRICO DOS ALIMENTOS. Por mais saudáveis que sejam, uma fruta por exemplo, ela tem calorias, portanto o valor total de calorias pode ser exacerbado numa pessoa que come muito mesmo que sejam alimentos saudáveis.

Outro ponto a se considerar é que o peso é uma balança entre calorias gastas e calorias adquiridas, consequentemente se tivermos uma vida muito sedentária, ou com o passar da idade ou mulheres pós menopausa onde há diminuição da taxa metabólica ( quantidade de calorias necessárias para se manter vivo), meso comento pouco podemos ter essa conta positiva e ganharmos peso.

Por isso é muito importante, além de menor ingesta de alimentos e calorias aumentar o gasto energético mantendo-se ativo.

Assine nosso Newsletter

E receba mensalmente novidades e atualizações sobre a SPC.