Pecados Capitais são tema de mesa especial no International Cardiology Meeting

SPC

Painel do evento terá “Mesa Multiprofissional” em que serão relacionados os pecados capitais às doenças cardiovasculares e seus fatores de risco

Gula, Ira, Preguiça e Soberba são os pecados capitais que serão abordados durante um painel no Internacional Cardiology Meeting Curitiba 2019/46ª Congresso Paranaense de Cardiologia, de 8 a 10 de agosto, no ExpoUnimed. A “Mesa Multiprofissional”, como o próprio nome diz, será comandada por profissionais de diversas áreas e apresentará a ligação de cada pecado e como ele se relaciona com as doenças cardiovasculares e seus fatores de risco. “O painel terá a participação de todos os membros do Departamento Multiprofissional da Sociedade Paranaense de Cardiologia. Discutir os fatores de riscos cardíacos do ponto de vista multiprofissional é fundamental”, explica a nutricionista Gisane Biacchi Gomes, coordenadora da Mesa.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que as doenças cardiovasculares (DVC) são atualmente a principal causa de morte no planeta. Segundo estimativas da entidade, em 2012 cerca de 31% de todas as mortes registradas no mundo tiveram as DVC como causa. No Brasil, esse índice chegou a 31,2% naquele mesmo ano. Dessa forma, é importante abordar todos os fatores possíveis para prevenção das DVC com equipes multidisciplinares.

A nutricionista Mara Cilião falará sobre a Gula e os hábitos alimentares, que será representada pela compulsão alimentar e suas repercussões metabólicas. “Já é mais do que comprovada a relação da má alimentação com problemas cardiovasculares, assim como com qualquer tipo de doença. Precisamos prestar atenção em como estamos alimentando o nosso corpo, com que tipo de alimento e de qual qualidade, e saberemos as consequências que poderemos ter de acordo com nossas escolhas”, explica.

Outro pecado capital, a Ira, será abordado pela psicóloga Ana Claudia Merchan Giaxa, que mostrará o quão esse sentimento negativo pode afetar o coração. Os pecados representam vícios humanos, que comportam a ambiguidade do prazer ao realizá-lo e ao mesmo tempo o problema ou consequência. “Nos pacientes cardíacos esses 'vícios-prazeres' têm riscos reais para a saúde. Ficar doente do coração pode significar restrição aos prazeres humanos e a proposta é compreender essa dificuldade e propor outras formas de conviver de maneira mais criativa, científica e saudável, ou seja, dar um destino melhor para esses pecados e aprender a ter satisfação na vida, apesar da cardiopatia”, comenta a psicóloga.

A  Mesa Multiprofissional terá também a abordagem da Preguiça, por um fisioterapeuta e, para finalizar, a Enfermagem fará uma explanação da Soberba e o seu impacto no processo saúde-doença cardiovascular. “A abordagem terá como norteador a construção de plano de cuidados terapêuticos por meio de técnicas orientadas para promover a aceitação do paciente na adesão ao tratamento”, esclarece a enfermeira Viviane Rezende.


O painel é aberto para toda a comunidade da área da saúde, médicos de todas as áreas, acadêmicos da medicina e acadêmicos das outras áreas da saúde.

O evento

O International Cardiology Meeting/46ª Congresso Paranaense de Cardiologia vai reunir os principais nomes da cardiologia mundial para discutir estratégias de redução de mortalidade cardíaca. Já estão confirmados 150 palestrantes, sendo 32 internacionais, entre eles o cirurgião cardíaco Dr. Tirone David, brasileiro radicado no Canadá e conhecido pela criação da técnica de David, e a cientista americana Dra. Leslee Shaw, PhD, professora de Medicina na Universidade Cornell (EUA).

O evento ainda contará com simpósios internacionais do Departamento de Ergometria, Exercício e Reabilitação Cardiovascular (DERC) da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), Grupo de Estudos de Cardiologia Nuclear da SBC (GECN-SBC), Sociedade Americana de Enfermeiros Intensivistas (AACN, sigla em inglês) e Sociedade Americana de Cardiologia Nuclear (ASNC, sigla em inglês).

 

As inscrições podem ser feitas no site www.icm2019.com.br, no qual consta a programação completa. O evento ocorre nas 8h30 às 19h30 na quinta-feira (08/08), das 8h às 19h na sexta-feira (09/08) e das 8h às 12h30 no sábado (10/08). O Expo Unimed Curitiba fica na Rua Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300 – Campo Comprido.

Assine nosso Newsletter

E receba mensalmente novidades e atualizações sobre a SPC.